Banda da APAE completa 20 anos
O jantar de comemoração foi realizado no ginásio da instituição, e contou com aproximadamente 350 pessoas
Paulo Robson Kincheski, Jeferson, Leandro, Ismael e July são os membros remanescentes da formação de origem da Affinitas Banda Show. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca.
Descrição de imagem: Foto vertical. No canto inferior direito tem uma mulher de costas. Mais ao meio da imagem tem algumas mesas, com toalhas azuis e sobre elas o jantar. Ao fundo está a banda, com os vocalistas em pé e ao lado direito os músicos. Colaboração: Taís Maria Ferreira.
No último sábado, 06 de julho de 2019, ocorreu no Ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o jantar de comemoração de 20 anos da Affinitas Banda Show. A noite, registrava 6°C, e mesmo com o frio, o público se fez presente no local para prestigiar o trabalho da banda e da instituição. O presidente da APAE, Adriano Comaceto, destaca a importância da banda para Ponta Grossa. “A banda é um patrimônio da escola, a Affinitas foi a pioneira das Bandas das APAES de alunos especiais, então ela propaga o nome de Ponta Grossa por todos os cantos onde ela vai, então ela é de suma importância para a propagação do nosso nome e a identificação com a marca APAE.”, comenta.
Histórico do grupo
O site Acessibilidade PG conversou com a fundadora da Affinitas Banda Show, Rosemari Nastas de Geus, que explicou sobre o surgimento do grupo como coral, a transformação em banda e as modificações no nome que o grupo precisou fazer durante sua trajetória. “A Affinitas Banda Show, na verdade, surgiu em 1996 como grupo de seis crianças em sala de aula com dificuldades de linguagem, daí que eu usei a música para fazer um trabalho de desenvolvimento.”, ela relatou que nessa fase, as crianças formavam um coral, e em 1999, foram acrescentados 15 alunos com habilidades musicais, e na época, o grupo chamava-se Banda Aquarela. A mudança de nome para Affinitas Banda Show ocorreu com a gravação do primeiro CD, lançado em 2007. Ela trabalhou como professora no grupo de 1996 até 2016 e a atual professora é Edna Roberto Karnopp.
Opinião de convidados do evento
O casal de empresários Lúcio Roberto da Silva Barbosa e Patrícia Sartori conheceram o trabalho da Affinitas pela internet, e comentam sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na música. “No começo, era a única instituição que eu conhecia, depois conheci outras instituições que realizam diferentes atividades para promover a inclusão de pessoas com deficiência, e estou sempre apoiando as instituições da nossa cidade.”, afirmou Lúcio. Patrícia avaliou de forma positiva o grupo. “Para mim o trabalho da banda é fantástico, e incentivar a arte sempre é muito incrível, porque é uma maneira muito especial de incluir todas as pessoas.”, ressalta.