1º Seminário Online de Educação Inclusiva na Prática começa nesta quinta (1º/10)
O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa em colaboração com a Frente Parlamentar da Primeira Infância e Faculdade Sant’Ana promovem o 1º Seminário Online de Educação Inclusiva na Prática. As lives acontecem às 19h no canal do Youtube do Deputado Estadual Subtenente Everton nos dias 1º, 08, 22 e 27 de outubro. As palestras serão divididas em quatro eixos de discussão, cada live terá duas horas de duração e a carga horária total para os inscritos receberem certificados de oito horas. Para participar do Seminário NÃO há necessidade em REALIZAR UMA INSCRIÇÃO, esta será gratuita e automática a partir do preenchimento de formulário do Google Docs, disponível no CHAT do evento em cada dia de palestra online.
Os certificados vão ser disponibilizados no site da Faculdade Sant’Ana após 05 de novembro. Vale lembrar que o mediador dos debates será o Deputado Estadual Subtenente Everton e o público alvo do evento são os pais de crianças com deficiência, acadêmicos de graduação, professores da Educação Básica, da Educação Superior e profissionais que atuam no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social e áreas afins.
Palestras – As palestras do seminário terão como convidados professores da Educação Especial, especialistas em transtorno do espectro autista, que farão depoimentos de crianças e adolescentes com deficiência nos quatro dias de evento, além de palestra com uma mãe que tem um adolescente com o TEA e relatos de presidentes de instituições que atendem estas pessoas.
No primeiro dia de live, nesta quinta-feira (1º de outubro), o assunto tratado será PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. A primeira palestra vai ser com a professora Dra. Elizabeth Regina Streisky de Farias, que irá tratar sobre o ´Currículo em uma Escola Inclusiva´ e a professora Dra. Lucia Virginia Mancasz Viginheski com a palestra ´Diagnóstico não é Destino é Ponto de Partida´. No dia 08 de outubro, o tema abordado é a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E INCLUSÃO. A professora Dra. Nelly Narcizo de Souza comenta no Seminário Online sobre a ´BNCC, Educação Infantil e a Inclusão´, a professora Ana Paula Patente aborda os desafios das crianças ´BNCC Anos Iniciais e a Inclusão´, e a professora mestre Eliza Ribas Gracino fala ´Como Trabalhar a Inclusão na Prática.
O terceiro eixo visa discutir as FERRAMENTAS ORIENTADORAS DA INCLUSÃO. Este debate ocorre no dia 22 de outubro. Os palestrantes são o professor Dr. Lucelmo Lacerda, que vai abordar a utilização da análise do comportamento aplicada para crianças com TEA na escola e a mestra Natalie Brito Araripe explica ´Como Preparar um Plano de Ensino Individual´. No último dia, 27 de outubro será apresentado várias histórias de superação com os temas O tripé para o desenvolvimento da criança autista e/ou deficiente, abordado pela especialista em autismo e neuropsicopedagogia Juliana Terencio. Cleuci Mara Barbosa Martins comenta os desafios enfrentados por uma mãe de criança com desenvolvimento atípico. Célia Carreiras fala da importância dos projetos Instituto Diversa e Observatório da Inclusão na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Ponta Grossa e Samia Omairi comenta como é feita a constituição de associações que atendem este público.
Objetivos do evento – A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica com a finalidade de defender o direito de todos os estudantes da educação especial. Aqueles com deficiência, que apresentam transtorno do espectro autista e que tem altas habilidades/superdotação, para que possam estar junto aos demais estudantes para interagir, aprender e participar, em condições de equidade. Neste Seminário, pretende-se promover um espaço de reflexão em torno dessa temática na área da infância e juventude, afim de incentivar pesquisadores, professores, profissionais de áreas afins e gestores públicos para ampliação e qualificação de práticas pedagógicas ligadas à inclusão educacional.
O principal objetivo da live é debater possibilidades de aprendizagem do estudante público-alvo da educação especial e as estratégias para a sua inclusão no contexto educacional. De acordo com o Deputado Estadual Subtenente Everton, organizador deste evento e coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância, o apoio do Poder Público, dos professores e da família é essencial para que seja efetivada a educação inclusiva. “Para que a inclusão de pessoas com deficiência seja realizada de forma prática, é imprescindível o incentivo da família; as escolas precisam oferecer estruturas que apresentem acessibilidade e os professores devem adotar práticas pedagógicas para que o estudante com deficiência tenha uma importante aprendizagem dos conteúdos. Além disso, temos leis federais, nos estados e municípios referentes a inclusão que precisam ser cumpridas na prática, porque a educação inclusiva é benéfica para o futuro das crianças e adolescentes com deficiência”, enfatiza o parlamentar.