Confira como foi o evento de lançamento do Instituto Diversa
A palestra “Conhecendo o Instituto Diversa” ocorreu no auditório da Acipg (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa)
O projeto apresentará várias atividades voltadas para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência, tais como, um grupo de estudos que analisará o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca.
Descrição de imagem: Foto horizontal. Plano geral da plateia. Todos estão sentados. Foto realizada em 29/02/2020.
Na tarde de sábado, 29 de fevereiro de 2020, ocorreu o lançamento do Instituto Diversa e do Observatório da Inclusão em Ponta Grossa. A palestra foi realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). Estas iniciativas são de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, e a participação dos associados se dá por meio de duas opções, como sócio efetivo ou através de contribuição financeira.
Sobre a instituição
O Instituto Diversa trabalhará a inclusão das pessoas com deficiência nas áreas referentes a educação, saúde e social. E sobre as ações do projeto, a presidente Célia Regina Carreiras explica. “Nós promoveremos cursos de capacitação para as pessoas que trabalham com esse público, seja da educação e saúde, e faremos o acolhimento das famílias que recebem bebês com alguma deficiência.”, esclarece. Além disso, o Observatório da Inclusão fiscalizará se as escolas cumprem com as leis de âmbito federal, estadual e municipal para efetivar a participação dos estudantes com deficiência em sala de aula.
Outra iniciativa da instituição será a formação de grupos de pessoas com deficiências que encaminharão para o Poder Público reivindicações e demandas para promover ações que visam a melhoria da inclusão no município. Com relação a parceria com as demais associações que atendem esse público, Célia Carreiras comenta. “Queremos fazer parceria, porque o nosso intuito não é de forma alguma dividir força, e sim, unir forças, trabalhar em prol da pessoa com deficiência, e todas as instituições são muito importantes para o nosso trabalho e para que a gente atinja esse objetivo.”, ressalta a presidente do Instituto Diversa.
Presença de autoridades e parlamentares
Entre as autoridades, estiveram presentes no evento o deputado estadual Subtenente Everton; o vereador licenciado e Secretário Municipal de Governo Maurício Silva; os vereadores Felipe Passos e Rudolf Polaco e a vice-prefeita Elizabeth Schmidt. Maurício Silva disse para a reportagem que participa do Instituto Diversa porque tem uma sobrinha com Síndrome de Down e ajudará a instituição com o apoio do Poder Executivo e das demais secretarias do município. “A Secretaria de Governo participa de diversas questões de acessibilidade juntamente com a Secretaria de Políticas Públicas e Sociais, porque a Secretaria de Governo é um elo de ligação entre todas as secretarias e o prefeito.”, explicou o vereador licenciado sobre a função da pasta.
Depoimento
O coordenador do Grupo de Estudos Denival Luiz de Oliveira relata que a origem do instituto se deu por conta do Grupo Mães Down, que ele fazia parte, e com a necessidade de ampliar a representatividade dos participantes ocorreu o surgimento do Instituto Diversa. O Grupo de Estudos do projeto analisará o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/2015) com a verificação das demandas que constam no estatuto.
Denival tem uma sobrinha autista e um filho de dois anos com síndrome de Down, que chama-se Miguel. Sobre a criança, ele comenta. “Antes dele nascer, eu vivia numa bolha com relação a Síndrome de Down. Aí quando o Miguel veio que eu fui incerido nesse mundo e comecei a buscar conhecimento e entender sobre a síndrome e como eu iria proporcionar a possibilidade dele ter autonomia quando for adulto, e foi por isso que descobri o mundo Down.”, afirma o coordenador do Grupo de Estudos.