Confira como foi o passeio ciclístico do Pedala Paraná em Ponta Grossa
No último domingo, 06 de dezembro foi realizado em Ponta Grossa o passeio ciclístico do Projeto Pedala Paraná, organizado pelo deputado estadual Subtenente Everton. O início do percurso ocorreu na BR 376, sentido Norte do Paraná, mais precisamente no quilômetro 458, e o término do trajeto seria realizado no Parque Ambiental, mas por causa das chuvas foi concluído na Feira do Produtor da Rua Benjamin Constant. Vale lembrar que além do passeio ciclístico também teve no mesmo evento uma carreata silenciosa com a participação de pessoas com deficiência e seus familiares, promovida pelo Instituto Diversa/Observatório da Inclusão.
Do evento de domingo participaram cerca de 70 pessoas, aproximadamente 35 pessoas estiveram na carreata e 35 ciclistas realizaram o percurso tanto em grupos quanto individualmente. O presidente da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi), Luiz Carlos Carneiro Gomes avalia positivamente o trabalho que o deputado estadual Subtenente Everton realiza em prol das pessoas com deficiência. “O trabalho do deputado em prol das pessoas com deficiência é muito importante, e com certeza vai ter um resultado muito bom para as pessoas com deficiência e as instituições de pessoas com deficiência da nossa cidade e de todo o Paraná.”, comentou. O projeto Pedala Paraná teve início em 23 de novembro e hoje foi o último dia do Desafio pela Inclusão. O deputado Subtenente Everton visitou 18 cidades do Estado do Paraná e diversas instituições de pessoas com deficiência. Entre os atletas que pedalaram em grupo esteve Carlos Alberto Rodrigues, que participa do grupo de ciclistas Bike Mania. Os treinos são realizados toda terça e quinta para iniciantes no pedal no período noturno. O ciclista explica o principal objetivo do Bike Mania. “O principal objetivo desse grupo é dizer para as pessoas que a modalidade de ciclismo garante qualidade de vida, e o Bike Mania realiza um trabalho excepcional.”, afirmou Carlos Alberto. A assessoria também conversou com a ciclista Lúcia Camargo, que começou a pedalar aos 50 anos por incentivo de seu filho, que é atleta. Ela participa de vários grupos, tais como Pedal dos Brothers e Pedal com Amigos. Ela comenta como começou a pedalar. “Eu sou mãe de atleta, antes dos 50 anos não conseguia comprar uma bike boa, então depois dos 50 comecei a pedalar.”, enfatizou Lúcia.
O principal objetivo do Pedala Paraná foi levar a bandeira da inclusão para todo Estado e a visita do deputado a Ponta Grossa foi até ontem, 07. Na data de ontem ele visitou duas instituições, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG). O deputado estadual Subtenente Everton explica a importância deste projeto. “O nosso objetivo é levar o Símbolo Internacional da Pessoa com Deficiência. Em cada cidade a gente visitou mais de uma instituição de pessoas com deficiência, verificamos as dificuldades enfrentadas pelas associações e um atendimento para estas pessoas precisa de planejamento, gestão, programas sociais, medicamentos e instituições para o Poder Público garantir atendimento efetivo a estas pessoas.”, esclareceu o deputado.
Com informações da assessoria.