Darci Piana comenta sobre as ações do governo do Paraná para a promoção da acessibilidade
Na última quarta-feira, 15 de janeiro de 2020, o site Acessibilidade PG entrevistou em Curitiba o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana (PSD). O empresário é o atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e foi eleito vice em 2018 na chapa encabeçada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do mesmo partido.
Na entrevista, ele comentou sobre os principais desafios do governo do Paraná para promover a acessibilidade e garantir a inclusão de pessoas com deficiência. Piana explicou que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, comandada por Ney Leprevost, está responsável pelo atendimento das demandas das pessoas com deficiência a nível estadual e a Secretaria de Educação trabalha para a inclusão de estudantes com deficiência em sala de aula. “O Estado tem se preocupado muito com esse seguimento. Tem procurado todos os caminhos na nossa Secretaria da Família comandada pelo secretário Ney Leprevost para fazer esse atendimento a nível estadual. A Secretaria de Educação está trabalhando para ajustar a questão do ensino para aqueles que tem suas respectivas deficiências.”, ressalta. Além disso, o vice-governador salienta que a pedido do Estado, a Fecomércio PR juntamente com os Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) realizam cursos técnicos afim de capacitar estas pessoas para o mercado de trabalho e o governo orienta as empresas para o cumprimento da Lei 8213/91 para ter até 5% de funcionários com deficiência.
Piana também esclareceu sobre a forma que ocorre a destinação de verbas por parte do governo estadual para as entidades que atendem pessoas com deficiência. “As entidades fazem um relatório e esse relatório é encaminhado ao governo do Estado. A Secretaria da Saúde principalmente que tem ajudado muito nesse sentido todo e o próprio Ney Leprevost faz uma avaliação dentro daquilo que ela faz, daquilo que tem mais emergência, daquilo que mais precisa, e aquelas que efetivamente se enquadram dentro disso recebem os seus recursos.”, explicou Darci. Quanto aos desafios para 2020, o vice-governador destaca que a principal diretriz do governo é realizar ações para melhorar a saúde pública do Paraná. “O governo está preocupado com que a nossa saúde esteja mais eficiente, que a gente possa evitar muitos problemas que existem em partos que possam trazer essas deficiências que são aquelas que tem causado traumas para muitas famílias do Paraná e fazer com que a gente consiga atender essas pessoas que efetivamente merecem o nosso respeito pelas condições que não são iguais as demais.”, afirma.
Confira a entrevista completa
Acessibilidade PG: “Quais ações o governo do Estado tem realizado para a inclusão de pessoas com deficiência e para promover a acessibilidade?”
Darci Piana: “Veja bem! O Estado tem se preocupado muito com esse seguimento. Tem procurado todos os caminhos na nossa Secretaria da Família comandada pelo secretário Ney Leprevost para fazer esse atendimento a nível estadual. A Secretaria de Educação está trabalhando para ajustar a questão do ensino para aqueles que tem suas respectivas deficiências. E o Estado está procurando fazer com que todas as instalações tenham acessibilidade para poder atender essas pessoas e está procurando junto com o empresariado de um modo geral tentar fazer com que o empresário assuma a responsabilidade que cumpra com a lei de atender 5% do seu corpo de trabalho que seja incluído de pessoas que tenham algum tipo de deficiência, e quero complementar nisso tudo que a federação do comércio na qual sou presidente e os nossos SESC E SENAC, inclusive tem feito cursos a pedido do governo do Estado para fazer a preparação da mão de obra desses deficientes para que eles possam chegar no trabalho que eles conseguirem e cada um com sua capacidade, dentro daquilo que é possível de fazer para que tenha uma forma de ganhar o seu autossustento e crescer sua autoestima.”
Acessibilidade PG: “Em novembro do ano passado o governo do estado liberou mais de um milhão de reais para algumas entidades. Como é feito a escolha das entidades para pessoas com deficiência para a destinação de verbas e de que forma é realizada a liberação?”
Darci Piana: “As entidades fazem um relatório e esse relatório é encaminhado ao governo do Estado. A Secretaria da Saúde principalmente que tem ajudado muito nesse sentido todo e o próprio Ney Leprevost faz uma avaliação dentro daquilo que ela faz, daquilo que tem mais emergência, daquilo que mais precisa, e aquelas que efetivamente se enquadram dentro disso recebem os seus recursos.”
Acessibilidade PG: “E quais ações o governo do Estado fará para 2020 referentes a inclusão?”
Darci Piana: “Continuar esse trabalho que foi iniciado agora, porque a gente teve o primeiro ano de governo, um ano que a gente se adapta, um ano que o governo precisa tomar conhecimento de toda infraestrutura do Estado, mas agora sim é o ano da verdade, e daqui para frente a gente vai cumprir com aquilo que é nossa missão, de ajudar aqueles que mais precisam.”