Evento beneficente reúne atletas em prol da APADEVI
A 3ª Corrida Rústica Expo & Flor ocorreu no Parque Ambiental em 08 de setembro de 2019
A largada dos participantes ocorreu às 8 h, na Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca.
Descrição de imagem: Foto horizontal da largada da 3ª Corrida Rústica Expo Flor. Realizada em 08 de setembro de 2019. Participantes homens e mulheres de costas, seguindo em direção ao portal do evento. A cinco segundos do início da corrida. Colaboração: Taís Maria Ferreira.
Neste domingo, 08 de setembro de 2019, o Rotary Club Ponta Grossa Alagados, juntamente com o Rotary Uvaranas promoveram a 3ª Corrida Rústica Expo & Flor em prol da Associação de pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI). O evento beneficente ocorreu no Parque Ambiental, e os atletas participaram das seguintes modalidades. Corrida de cinco quilômetros, corrida de dez quilômetros e caminhada de cinco quilômetros.
Os corredores realizaram o percurso pela Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, foram até as ruas Ermelino de Leão e Conselheiro Barradas, sentido Uvaranas. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca.
Descrição de imagem: Foto horizontal da largada da 3ª Corrida Rústica Expo Flor. Realizada em 08 de setembro de 2019. Participantes mulheres de costas, seguindo em direção ao portal do evento. A 18 segundos do início da corrida. Colaboração: Taís Maria Ferreira.
Projetos sociais
A presidente do Rotary Club Ponta Grossa Alagados, Elaine Bárbara Matozzo da Silva, explica sobre a origem da corrida beneficente. “Fizemos uma parceria junto com o Rotary Uvaranas, e alguns companheiros tiveram a ideia de fazer a corrida em prol da APADEVI. Toda a renda da corrida é voltada para a APADEVI, para projetos da instituição.”, esclarece Elaine. O organizador da Expo & Flor Marcos Aurélio Montovane de Almeida comenta sobre a importância do evento aliar saúde e solidariedade para os participantes. “Para mim é gratificante, porque a APADEVI desenvolve um trabalho bonito, nós conhecemos toda a diretoria e é um prazer estar auxiliando a instituição com o lucro da corrida.”, afirma. Vale lembrar que a renda foi revertida para a construção da sede própria, localizada no bairro de Uvaranas.
No evento, os voluntários da APADEVI ajudaram com a distribuição de água e frutas para hidratação, e realizaram a entrega de medalhas para os participantes da corrida e da caminhada. Para o voluntário Lúcio Barbosa, “Ajudar uma instituição séria é sempre uma satisfação muito grande. Poder colaborar com aquele trabalho lindo que eles fazem é sempre muito bom, e também poder colaborar com a corrida, que é um esporte que sempre gostei, é duplamente gratificante.”, opina.
Pela segunda vez, a APADEVI foi contemplada com a renda do evento beneficente. Crédito: Gabriel Felipe Fonseca.
Descrição de imagem: Foto horizontal da largada da 3ª Corrida Rústica Expo Flor. Realizada em 08 de setembro de 2019. Participantes homens e mulheres de costas, seguindo em direção ao portal do evento. Há três segundos do início da corrida. Colaboração: Taís Maria Ferreira.
Relatos de participantes
No evento estiveram presentes diversos atletas com deficiência, entre eles estavam pessoas com deficiência visual e corredores com deficiência física. Jorge Marcos de Arruda é cadeirante, participa de várias corridas que tem na cidade e disputou a Corrida de São Silvestre, das maratonas de Foz do Iguaçu de 42 quilômetros e de um desafio de 110 quilômetros de Ponta Grossa até Tibagi. Jorge afirma que as corridas são importantes para a inclusão de deficientes. “Para mim é um privilégio participar e ajudar, porque a corrida é uma inclusão social, e ela faz bem à saúde, e a gente sabe que a APADEVI é uma instituição séria.”, comenta. A cadeira de roda que ele utiliza não é específica para corridas longas, e o atleta adaptou uma cadeira de basquete para disputar maratonas.
O site também entrevistou duas estudantes com deficiência visual que fazem parte da APADEVI e participaram pela primeira vez da caminhada, Bárbara Santos Silva e Angélica Ferreira. Bárbara relata sobre a importância da caminhada para a vida. “A caminhada é importante para qualquer pessoa, para a saúde e para a vida.”, e Angélica pensa em participar de outras provas de corridas e caminhadas. “Gostei de participar da caminhada, e espero daqui para frente participar das próximas edições do evento.”, comenta a estudante.